╬Origem da Liturgia Gnóstica╬

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

A Liturgia Gnóstica Samaeliana, Uma Herança de Aleister Crowley



Origem da Liturgia Gnóstica de Samael Aun Weor

Líber Al Vel Legis, ou o Livro da Lei, é a base fundamental da magia e filosofia thelêmica, o qual foi recebido por Aleister Crowley através de sua esposa, Rose Kely, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904 no Egito, Cairo.

Arnold Krumm Heller, conhecido entre os samaelianoss como Mestre Huiracocha, foi quem entregou a Vítor Manuel Gomes (vulgo, Samael Aun Weor) os quatro primeiros rituais da liturgia gnóstica samaeliana.

Muitos missionários, bispos, sacerdotes e instrutores dos diversos movimentos samaelianos afirmam que são rituais praticados no antigo egito e nas catacumbas de roma, pelos gnósticos, chegando a afirmar que vieram do antigo egito, e que  Jesus Cristo, teria só acrescentado o rito do pão e vinho.

Mentirosos e farsantes, pois quem lê a liturgia samaeliana, não encontra outra coisa se não diversos parágrafos do Líber Al Vel Legis, o Livro da Lei thelêmica.

Diversos defensores de Samael de internet são mentirosos, pois até agora não sabe explicar porquê os textos da liturgia samaeliana são de Líber Al Vel Legis e não das fontes que eles citam.

Existe inclusive comunidade criada para refutar os argumentos, tudo o que eles possuem são fofocas da vida alheia, não conhece nada sobre ocultismo além das mentiras que eles inventam.

Essa é a liturgia samaeliana, ao qual samael tinha como o que há de mais sagrado, trechos de Líber Al Vel Legis, de Aleister Crowley.

As Palavras do Próprio Arnold Krumm Heller:
.
Vamos ver o que diz agora Krumm Heller em seu livro:"Os ensinamentos da antiga Fraternidade Rosacruz" sobre seu dito mestre:
"Meus mestres foram Eliphas Levi e Papus, e graças a eles eu poderia decifrar os segredos da Magia. Dr. Hartman tem nos ensinado na Alemanha, a parte esotérica da Bíblia e da Igreja Cristã. Outro mestre que teve maior influência sobre mim foi o Mestre Therion, ele me deu a sua obra "Liber Aleph Vel CXI".

O texto original em espanhol de Krumm-Heller(Huiracocha) do livro "Las Enseñanzas de la Antigua Fraternidad Rosacruz":
« Mis maestros fueron Eliphas Levi y Papus , y gracias a ellos pude descifrar los arcanos de la Magia. El Dr. Hartman nos enseñó en Alemania la parte esotérica de la Biblia y de la Iglesia Cristiana. Otro maestro que ejerció mayor influencia sobre mí fue el Maestro Therion , que me regaló su obra «Liber Aleph vel CXI ».

Só umas coisas que precisam ser lembradas sobre Krumm-Heller, e que contrariam as fantasias samaelianas. Para começar, palavras do próprio Krumm-Heller em seu livro Logos, Mantram, Magia:

Yo, que tengo casi medio siglo de estudio en estos asuntos, que tengo los grados más altos de la masonería - 3 - 33 - 97 - que he pertenecido a la sesión esotérica de la Sociedad Teosófica, que soy miembro de más de veinte sociedades secretas, como la O. T. O. y la A. A. en las cuales tengo el último grado, que soy obispo de la iglesia Gnóstica, consagrado con ordinal primitivo y anglicano, que como comendador de la Fraternidad Rosa-Cruz tengo conexión con la Fraternidad Blanca, la Jerarquía del Invisible, que he pertenecido a la vieja guardia de Papus, Eliphas Levi, que traté personalmente a los principales ocultistas del mundo, declaro que para mí en la vocalización, en el uso de los mantrams y la oración, mediante el despertar de las secreciones sexuales, resido el único camino de llegar a la meta y todo lo demás, que no sea por aquí, es perder lastimosamente el tiempo.

De novo:

soy miembro de más de veinte sociedades secretas, como la O. T. O. y la A. A. en las cuales tengo el último grado

Outra curiosidade sobre Arnold Krumm Heller, troca de correspondências entre ele e Aleister Crowley comprovada:

Por estas razões Crowley começou a preparar rituais revisados que poderiam propagar a significância da Arte e os altos-graus conscientemente e de forma dramática, que seriam próprios para a iniciação tanto de homens quanto de mulheres, que não infringiriam os privilégios da Grande Loja Unida da Inglaterra e que divulgariam os ensinamentos básicos de Thelema. Crowley assim o fez por volta de 1925 e adotou os rituais revisados para uso em sua própria seção da O.T.O., a M.·.M.·.M.·..

Crowley escreveu sobre estes rituais revisados a Arnold Krumm-Heller em 22 de junho de 1930:
"Reuss tinha o hábito de iniciar pessoas com meros esqueletos de rituais tomados daqueles da Maçonaria continental. Não havia, para deixar claro, nenhuma ordem ou decência neste procedimento. Ele percebia isto perfeitamente bem e era uma das razões pelas quais pedia-me para reconstruir o sistema de iniciação.

Eu fiz um estudo comparativo de numerosos rituais aos quais eu tive acesso, e produzi uma série que foi aperfeiçoada para, e incluindo o 6º grau (equivalente ao Kadosh) e estes foram trabalhados em Londres com o maior sucesso.

Devo fazer aqui uma pausa para apontar uma mudança essencial e fundamental que é necessária em qualquer ritual com o qual eu tenha algo a fazer que é a completa renúncia ao culto dos Deuses-Escravagistas. É impossível para um homem livre conhecer qualquer sistema que está ligado aos fetiches de selvagens cujo único motivo para ação é o medo nascido de sua própria ignorância."

A O.T.O. e a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (F.R.A.)

Arnoldo Krumm-Heller recebeu uma autorização de Reuss em 1908 e fundou a sua F.R.A. em 1927. A F.R.A. estava sobretudo activa na América Latina, mas tinha também ramificações em Espanha, Alemanha e Austria. Quando Krumm-Heller se encontrou com Crowley e Germer na Alemanha em 1930, alguns rituais tinham referências Thelemicas (5*). Krumm-Heller também se tornou um ("verdadeiro") Bispo Gnostico em 1939, mas após a sua morte em 1949 a F.R.A. dividiu-se em numerosos grupos. Em 1963, Metzger tentou, mais uma vez em vão, fazer com que esses grupos se submetessem à sua autoridade.

Apesar disso, actualmente diversos grupos F.R.A. estão ligados ou a Metzger ou à O.T.O.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário